Rações Reis

Mundo Pet

Catnip. O que é? Para que serve?

O que é?

Catnip ou erva do gato é uma planta da família da hortelã, Nepeta cataria. Pode ser encontrada na forma seca, natural, dentro de brinquedos para gatos ou em spray. E é o cheiro que seduz os gatos.

Para que serve?

A catnip provoca mudanças no comportamento do felino. Gatos estressados ficam mais calmos e tranqüilizados enquanto os gatos mais apáticos podem ficar mais agitados e dispostos.

Efeitos?

75% dos gatos reagem à catnip, os outros são imunes. Os efeitos mais comuns são rolar, arranhar, morder, miar, babar e lamber a planta. Alguns ainda podem sair correndo e pulando pela casa.

Como funciona?

Simplificando, a catnip é como se fosse um ferôrmonio que deixa os gatos muito alegres. Cientificamente, a erva tem um composto chamado nepetalactona que entra pelo nariz dos peludos, ativa o bulbo olfatório e manda sinais para várias outras partes do cérebro, incluindo a amígdala e o hipotálamo, responsáveis pelas emoções e nossas reações a elas.

Catnip

Como usar

A forma mais fácil de encontrar à venda é na forma desidratada e para dar ao gato pode espalhar pelo chão, no tapete, numa caixa de papelão, colocar em algum brinquedo, etc. O ideal é fazer isso uma vez por semana.

O gato pode viciar?

Não há estudos que comprovem o vício ou toxicidade da catnip nos gatos, nem limite máximo de dose.

 

Fonte: Gatinho branco, Terra, Portal medicina felina

 



Voltar