Rações Reis

Mundo Pet

Como meu gato enxerga

Você que possui um gatinho, provavelmente já se perguntou como será que ele enxerga? Será que os gatos enxergam como os humanos? Será que eles veem as cores ou somente enxergam em preto e branco? Pois iremos esclarecer todas essas dúvidas aqui neste blog.

Os gatos são predadores e a sua visão é dedicada à caça. E, apesar de terem sidos domesticados, a ciência confirma que eles ainda são animais selvagens. Para eles, cada comôdo da sua casa faz parte de uma “selva”, onde atrás da cada objeto seu pode haver uma grande ameaça.

Engana-se quem acha que esses danadinhos só enxerguem em preto e branco. Eles conseguem ver as cores, mas de uma forma mais limitada que a nossa. Ao contrário dos humanos, que têm três tipos de pigmentos na retina, os gatos possuem só dois pigmentos, o que faz com que eles enxerguem o mundo em dois tons: azul e amarelo.

Essa limitação visual não é um problema, já que os animais a compensam de outras formas. Os felinos, por exemplo, enxergam muito bem na penumbra. À noite veem de 6 a 8 vezes melhor que nós, são capazes de diferenciar várias tonalidades de cinza e possuem enorme habilidade para detectar qualquer bichinho em ação, como um ratinho a correr.

Por outro lado, em relação à distância, nós ganhamos deles. Objetos que enxergamos bem de 30 a 60 metros de distância, para os gatos devem estar a 6 metros para que sejam vistos sem problemas. Uma camada de células situada atrás de suas retinas tem a função de aumentar a quantidade de luz que pode ser captada, o que reduz a visão em locais iluminados e, por outro lado, aumenta a visão no escuro.

Mas não era só você que tinha essas dúvidas, tanto que o artista norte-americano Nickolay Lamm consultou veterinários especialistas em visão animal da Universidade da Pensilvânia para reproduzir, por meio de um estudo fotográfico, detalhes da visão dos gatos. 

A imagem de cima é como nós enxergamos e a de baixo como os gatos enxergam: 

(Foto: brasil247/Google)

E agora que você já sabe como o seu gato enxerga, é melhor dar uma olhadinha nele ;)



Voltar