Como um cachorro pega Cinomose?
A Cinomose canina é uma das doenças mais comuns entre os cachorros, mas o que é essa doença? Como um cachorro pega Cinomose? Quais são os cuidados? Como é o tratamento? Eu posso pegar Cinomose?
Se você tem alguma dessas dúvidas, não precisa se preocupar. Nós vamos responder todas elas e te ajudar a prevenir seu cachorro dessa doença tão cruel e que, infelizmente, ainda não tem uma medicação direta.
O que é Cinomose?
A Cinomose é uma doença viral altamente contagiosa que costuma atingir cachorros que não terminaram o esquema vacinal, mas também pode atingir cachorros que não receberam o reforço anual da vacina múltipla.
Um dos primeiros sintomas que a Cinomose canina apresenta é a diarreia. Em estágios avançados, ela pode atingir os sistemas respiratórios e podem surgir secreções amareladas nas regiões do nariz e olhos.
Como os cachorros pegam Cinomose?
A Cinomose é uma doença contagiosa transmitida pelo contato com outros cachorros infectados. A transmissão acontece através da respiração em ambientes contaminados ou pela interação com objetos que foram usados por cachorros doentes.
O vírus da Cinomose é muito resistente no ambiente. Ele costuma ser ainda mais resistente em ambientes frios e secos. Em locais arejados e com muita luz, ele resiste, em média, três meses. Por isso é importante manter o ambiente sempre higienizado e desinfetado.
Os cachorros infectados com Cinomose expelem o vírus na urina, fezes e secreção até 90 dias depois da doença. E como o vírus é muito resistente no ambiente, é importante lembrar que a contaminação não acontece apenas através do contato direto. É possível que o cachorro pegue a doença com passeios por locais onde passaram outros cachorros infectados, por exemplo.
Eu posso pegar?
A Cinomose é uma doença que atinge prioritariamente cachorros, mas ela também pode ser encontrada em menor quantidade em animais silvestres. Um ser humano não é afetado, mas pode portar o vírus e transmitir para os animais.
Sintomas da cinomose
Em estágios iniciais, a Cinomose pode ser confundida com outras doenças por apresentar sintomas comuns, como diarreia. Porém, em estágios mais avançados, ela pode afetar até mesmo o sistema motor e respiratório do seu cachorro. Então, fique muito atento aos menores sinais da doença.
Os sintomas mais comuns de Cinomose são:
• Apatia
• Diarreia
• Perda de apetite
• Vômito
• Febre
• Secreção ocular
• Secreção nasal
• Convulsão
• Paralisia
• Tique nervoso
• Falta de coordenação
Como é o tratamento para a Cinomose?
O tratamento é feito através de medicações que controlam os sintomas e evitam problemas maiores para a saúde do seu cachorro. São utilizados remédios para o tratamento de febre, vômito, diarreia, secreção, convulsão etc.
O tratamento médico deve ser indicado por um veterinário após os exames constatarem que o cachorro está infectado com o vírus da Cinomose, mas vale ressaltar que não existem medicamentos capazes de combater o vírus.
Em alguns casos, os cachorros que tiveram o seu sistema motor afetados pelo vírus podem apresentar sequelas após o tratamento, como tremores musculares, dificuldade no andar e crises convulsivas. Neste caso, ele precisará de acompanhamento com veterinário e fisioterapia para tratar as sequelas.
Além disso, é altamente recomendável manter seu cachorro limpo, num ambiente desinfetado e com uma alimentação balanceada com ração Baw Waw. Esses cuidados básicos são essenciais para reduzir os sintomas na origem do problema.
Prevenção é o melhor cuidado
A Cinomose é uma doença altamente contagiosa e sem uma medicação específica para o seu tratamento. Por isso, a prevenção é o melhor cuidado que você pode ter com seus cachorros.
Cumpra a tabela de vacinação, mantenha o ambiente higienizado e desinfetado com frequência e mantenha uma alimentação balanceada para garantir que ele tenha todos os nutrientes necessários para seu organismo se manter saudável.
Com esses cuidados básicos, seu cãozinho estará protegido e seguro!