Dicas

Alimentos proibidos na ceia de Natal dos pets

Não há nada mais saboroso que uma farta ceia de Natal e não há nada mais comovente do que a carinha do seu pet pedindo pelo menos um pedacinho das iguarias que estão à mesa. Não se engane e resista bravamente a esse apelo! Esses alimentos são proibidos pois o metabolismo animal é diferente do humano, e nem tudo o que digerimos é digerido pelos animais.

Na verdade, nunca deveríamos dar restos de comida aos pets, pois os diversos condimentos usados no preparo podem prejudicá-los. Por conta do período natalino, fizemos uma lista (que poderia ser muito maior) de cinco tipos de alimentos proibidos que os animais não podem ingerir, afinal, não queremos estragar a festa deles, não é?

1. Cebola e alho

Esses temperos, principalmente a cebola, possuem uma substância chamada tiossulfato. Os cães, por exemplo, não possuem a enzima necessária para metabolizar a substância, que acaba por se acumular no organismo. O consumo regular da cebola poderá causar irritações gástricas e a anemia hemolítica (redução dos glóbulos vermelhos do sangue, prejudicando a oxigenação dos tecidos do corpo). Por isso, esses temperos são altamente tóxicos para os animais de estimação.

2. Alimentos que contenham uva, passas e frutas cristalizadas

As uvas passas são deliciosas e ajudam a prevenir o câncer em humanos, mas também são tóxicas aos pets. Para o paladar animal, a uva nem sempre é agradável e ainda é causa de problemas renais quando ingerida em grande quantidade. Infelizmente, em alguns casos, a uva pode causar a intoxicação imediata, e está dentro de um dos principais alimentos proibidos para pets.

3. Chocolate

Outro alimento que oferece muito benefícios aos humanos, mas não aos animais. No chocolate encontramos uma substância chamada teobromina, que possui efeitos similares à cafeína, causando nos animais excitação, hipertensão, arritmia e até incontinência urinária.

A gravidade reside no fato do metabolismo animal não possuir os mecanismos para eliminar tal substância pelas vias urinárias, permanecendo no sangue por volta de seis dias. A intoxicação depende da dose ingerida e também do porte do animal. Uma dose de 250 a 500 mg de teobromina por quilo do animal, infelizmente, é letal.

4. Cremes e produtos lácteos

Embora a gravidade e os efeitos colaterais sejam menos perigosos, produtos derivados do leite podem causar diarreia se consumidos em elevadas quantidades. Vale lembrar que alguns animais podem sofrer de intolerância à lactose e que doces, em geral, não fazem parte da dieta de cães e gatos, podendo ocasionar problemas dentários, aumento de peso e diabetes.

5. Restos de carne, principalmente de bacon

Além dos temperos acumulados no preparo das carnes, é perigosa a excessiva ingestão de sal e gordura. O bacon se destaca nesta lista por conta da grande concentração do nitrato de sódio e gordura, tornando-se responsável pela obesidade, pancreatite, doenças pulmonares e câncer intestinal. Se o sal e a gordura já são prejudiciais ao nosso organismo, mais ainda o são para os bichos de estimação.

Alimentos para pets

Não existe melhor alimento para os pets do que aqueles que são desenvolvidos especialmente para eles, levando em consideração seu porte e sua fase de vida. Tais alimentos proporcionarão uma dieta equilibrada e rica em nutrientes necessários para a longevidade do seu animal.

Quer inovar e preparar um banquete para os seus bichinhos? Descubra todos os alimentos e os diversos sabores que a Baw Waw oferece para que seu pet também tenha uma refeição diferente e especial!

Felipe Chatah

Recent Posts

Manta pet

Estampas diversas Tamanho: 70cm x 1m

8 meses ago

Pelúcia Macaco

Tamanho único

8 meses ago

Pelúcias

Tamanhos disponíveis P, M e G Formatos variados.

8 meses ago

Galinha

Brinquedo divertido com som embutido

8 meses ago

Brinquedo Maciço

Formatos diversosTamanhos disponíveis: P, M e GAromatizados

8 meses ago

Colchonete Almofada

Disponível nos tamanhos P, M e G

8 meses ago

This website uses cookies.