Cachorro mordendo tudo: causa e solução
Desde sempre, independente de raça, tamanho ou nível de fofura, os cães são reconhecidos pelo hábito de usar objetos variados de uma casa como seus brinquedos a fim de se divertir. Essa diversão – normalmente consiste do cachorro sair mordendo tudo que vê pela frente, trazendo muita bagunça e itens destruídos.
Cães filhotes
O comportamento dos filhotes de morder diversos objetos tem explicação: como um bebê humano, eles possuem uma necessidade de segurança, algo que é suprido pelo conforto da amamentação e apego à mãe. Assim, desde o seu nascimento, criam o hábito de buscar pela boca o consolo para a sua insegurança, ansiedade e frustração.
Ironicamente, mesmo que próximos às suas mães, eles podem demorar até um ano para abandonar esse hábito, até porque, o primeiro ano de vida de um cão é um ano de descoberta, onde buscam explorar todo o ambiente ao seu redor.
Aos filhotes é recomendado apresentar lentamente os ambientes em sua visão, limitando os locais de exploração. Assim, ele não terá incentivo à sua ansiedade de explorar uma casa inteira, controlando também a empolgação do pequeno.
Além do apego materno, os filhotes entre 3 e 6 meses de idade sofrem por conta da coceira nas gengivas, o que influencia na mordida de diferentes objetos para amenizar o incômodo. Nessa fase, é recomendado que ele seja abordado com brinquedos para evitar a preferência de outros objetos.
Cães adultos
Quando se trata de cães adultos, existem muitos motivos que justificam o comportamento de mordidas dos objetos. Antes de tratar essas “manias”, precisamos entender o porquê de eles agirem assim:
Tédio
Parece bobo, mas um dos motivos para a destruição dos móveis, chinelos e da casa inteira é tédio. Quando o cachorro não tem o que fazer, ele busca e encontra. Notamos esse comportamento principalmente quando estão sozinhos e não possuem interação. Evite esta situação, procure passear com o seu cão e brincar com ele.
Para brincar
O cão entediado, morder é um passatempo, e ele aproveita essa situação para se divertir. Para evitar esse comportamento, é importante que ele possua brinquedos variados que simulem interação quando você não puder dar atenção a ele.
Ansiedade e frustração
A maior e mais popular causa para a destruição da casa é psicológica. A ansiedade dos cães sugere esse comportamento onde, ao morder ou roer objetos, buscam um alívio momentâneo. Os sentimentos de ansiedade e frustração são despertados em situações que provocam no animal uma insegurança maior, como a saída do dono, fogos de artifício e barulho excessivo, por exemplo.
Todos esses sentimentos podem gerar reações significativas, por isso, é importante observar o comportamento do seu animal. O tratamento para uma causa psicológica é mais complexo do que para causas convencionais e exige ajuda profissional.
Mas, para não chegar a esse ponto, comece evitando a origem do problema. Procure passear com o seu bichinho, brincar e interagir com ele. Sabemos que nem sempre é possível dar toda atenção necessária a ele, por isso que existem os brinquedos interativos, para ajudar você e entreter o seu animal.
A Baw Waw possui uma linha variada de brinquedos para o seu cãozinho, sabia? Com tantos brinquedos legais, ele não vai nem lembrar dos seus móveis, muito menos dos seus sapatos! Para conhecer nossa linha de brinquedos clique AQUI.