Cachorros brigando: Como evitar briga entre cães

Talvez uma das maiores preocupações de tutores é ver cachorros brigando. Muitas vezes podem até saírem feridos dessa situação, que quase sempre começa com uma simples brincadeira, mas que acabam se tornando perigosas. Portanto, entenda como evitar brigas entre cães e também como separá-los de modo seguro para eles e para você.

Primeiramente é importante saber que são inúmeras as causas que podem provocar esses conflitos. Desde lutas por território, ciúmes ou até algum erro dos próprios donos na hora de cuidar dessa dinâmica entre eles. Cuidar de mais de um cachorro em um ambiente é mais complicado, então é preciso ficar sempre atento aos sinais de que uma briga pode acontecer ou até um dos cães acabar se machucado. Todo cuidado é pouco!

Esses machucados podem acabar sendo comuns, e eles vão desde ferimentos leves até situações mais complicadas. Portanto, mais do que ter cuidado com esses machucados que surgem depois das brigas, é importante não permitir que chegue tão longe ao ponto de poder deixar sequelas.

Como evitar brigas entre cães

O mais importante é conhecer o seu animal de estimação. Entender o que eles preferem, manias e ansiedades. Respeitando essas vontades, com certeza o dono já vai fazer com que muitas brigas não aconteçam. Nem todo cão tem a mesma vontade que o outro, então é preciso entender essa dinâmica.

Um novo amigo pode causar ciúmes

Um erro comum é adotar um novo companheiro e dividir os objetos do seu atual pet. Literalmente falando, sua casinha, caminha ou qualquer outro compartimento. A primeira coisa a fazer é evitar colocar os dois cachorros em um mesmo espaço, seja para dormir ou até para eles se reconhecerem. Em alguns casos espalhar as camas e casinhas por cômodos diferentes e afastados é até uma solução supereficiente.

É lógico que em certas casas e espaços menores isso não é possível, então é preciso fazer esse distanciamento o máximo que conseguir. Cada cachorro enxergará aquele lugar como seu, não permitindo nenhum conflito territorial.

Uma outra opção para evitar as brigas é separar suas comidas. Além de potes separados, tentar ainda criar uma distância entre eles, para que possam comer sem qualquer tipo de influência do outro. É lógico que ajuda, por exemplo, alimentar os dois com um mesmo tipo de ração, principalmente uma que lhes dê todas necessidades alimentares, assim eles não precisam procurar por mais comida entre as refeições.

Brincadeiras tem limite!

Um outro cuidado para impedir brigas é não deixar que eles cheguem longe demais. É normal que cães “brinquem de luta”, com mordiscadas, patadas e verdadeiros golpes de luta livre, mas é preciso não deixar que isso se exceda. Muito mais que cinco minutos desse tipo de brincadeira pode acabar fazendo com que um se machuque, mesmo sem querer, e isso eleve a temperatura. A brincadeira não deve ficar séria, então interrompa a brincadeira assim que achar que ambos já gastaram o suficiente da energia acumulada.

Mas preste muita atenção, não afaste a brincadeira com qualquer tipo de rigidez, tente manter o clima de brincadeira e faça com que eles dispersem em busca de uma outra brincadeira.

Já em momentos em que seu cachorro encontrar outro cão de alguma visita, nunca force uma relação entre os dois, dê espaço para eles se conhecerem e decidirem por eles mesmos o momento certo que começarão a interagir ao invés de se confrontaram em busca de atenção ou domínio do lugar.

É lógico que o que não faltam são sinais de que uma ou outra situação pode estar prestes a se tornar uma briga, portanto, o mais importante é conhecer seus cães e perceber os sinais.

E se você quer mais dicas, acesse o nosso canal no Youtube que tá cheio de vídeos com dicas de criação de cachorro.

Como separar briga dos cachorros

Não se engane, na hora de uma briga entre cachorros até o dono ou dona podem levar a pior. Nesse momento, os cães estão no pico de nervosismo e podem reagir sem pensar. Portanto, tomem cuidado, do mesmo jeito que é importante não machucar os animais, já que, quase nunca essa briga é algo sério, mas sim uma situação que saiu do controle e eles próprios não estão conseguindo lidar.

Existem jeitos eficientes de separar uma briga de cachorros, entre eles está a boa e velha água. Mas não exagere, não ligue uma mangueira ou use um balde, isso pode deixar o animal ainda mais estressado. Opte por um daqueles borrifadores manuais e espirre água neles.

Em alguns casos, uma boa dose de gritos ou palmas perto da briga já faz os dois se distanciarem. Em outros casos, quando nada disso funcionar, jogue sobre eles um lençol, toalha ou pano, muito provavelmente eles se sentiram perdidos nessa situação e deixaram a briga de lado para se preocupar em sair debaixo do pano.

Ninguém quer que nossos pets comecem uma briga, o perigo de se machucarem é grande demais, então o melhor mesmo é tentar evitar com certos cuidados e saber como cessar essas brigas sem ferir ninguém.

Cadastre-se e receba nossas novidades!

Selecione os pets que você tem

Respeitamos sua privacidade, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.