A maioria dos cães hoje em dia são castrados, já que a castração traz muitos benefícios à saúde de machos e fêmeas. Portanto se você tem uma cadela em casa que não é castrada, duas vez por ano ela vai entrar no cio. Nesse período, sua cachorrinha requer cuidados diferentes e mais específicos, fique atento e descubra abaixo como lidar com sua cadela nesse período tão delicado.
Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é o cio das cachorrinhas. O cio é o ciclo estral natural, é mais ou menos o equivalente canino da menstruação feminina. Se sua cachorrinha está no cio, ela pode engravidar, além de dar vários sinais e exalar um cheiro específico que irão atrair os cães machos.
Normalmente, o primeiro cio da cadela acontece entre seus 6 e 9 meses de vida, podendo em raros casos acontecer quando a cadela completa 1 ano. Após iniciado, o cio dura por volta 3 semanas, mas isso pode variar e é mais correto afirmar que o cio varia entre 2 e 4 semanas. Você perceberá que a cadela entrou no cio quando a vulva dela estiver inchada. Além de ficar mais carinhosa e fazer mais xixi.
Devido ao cheiro que as cadelas exalem nesse período, os machos vão tentar chegar até sua cadela de qualquer forma. Manter os cães afastados é um grande desafio, mesmo que você mantenha a cachorra restrita à casa. Tome bastante cuidado, pois os machos podem tentar pular o muro/portão da sua casa. Podem fazer buracos e encontrar uma forma de chegar até a cadela. O melhor é mantê-la dentro de casa, e não no quintal.
Ao tomar esse cuidado, você previne a transmissão de parasitas externos e internos pra cadela, evita a reprodução indesejável de cães, preveni o contágio com DST. O dono deve ser extremamente paciente com o animal nesse período, é normal a cadela mudar seu comportamento devido as mudanças hormonais, fique tranquilo, essas alterações só acontecem por poucos dias.
Atenção aos seguintes detalhes sobre o cio. Algumas cadelas desenvolvem a Pseudociese, um estado de gravidez psicológica. Se sua cadela não entrar no cio em até um ano depois do nascimento, ou se seu sangramento ultrapassar a marca de semanas, pode ser sinal de que tem algo de errado com sua cadela, procure um veterinário o mais rápido possível.
This website uses cookies.