Geralmente, é muito difícil perceber que uma gata está grávida, pois apesar de ser amorosa, ela costuma disfarçar seus sentimentos, cuja característica faz parte do próprio comportamento independente dos gatos. Diante disso, muitas pessoas ficam com dúvida no momento de como cuidar de uma gata grávida.
No entanto, na terceira semana dos 65 dias de gestação é possível notar os sintomas no corpo do animal, pois há o ganho de peso, mamilos avermelhados e aumentados, maior volume na região abdominal, além de ficar ainda mais dengosa nesse período. Ao observar estes sinais e ter a certeza de que a gata está prenha é preciso procurar por um médico veterinário.
Além de checar a saúde do pet, o veterinário também pode indicar algumas recomendações garantir sua adaptação e boa saúde. Por isso, é importante dar uma atenção especial à gatinha quando ela está gestante, além de alguns cuidados que serão necessários durante e depois da gestação. Quer saber quais são? Então, continue com a gente e veja 5 dicas de como cuidar da gata grávida.
Tanto durante a gestação quanto após o parto é fundamental oferecer uma alimentação de qualidade para a gata. Isso porque nesse período ela irá necessitar de uma boa fonte de energia para ajudar no desenvolvimento dos filhotes e futuramente amamentá-los. Ração de alta qualidade proporciona todos os nutrientes que a gata precisa, evitando riscos de complicações.
Os gatos estão sempre gastando suas energias, brincando, caçando e pulando. Esses momentos de atividades saudáveis também são importantes para a gata grávida, pois além de mantê-la ativa de forma natural, também ajuda a ter mais disposição para a hora do parto. Porém, embora os gatos tenham consciência do próprio corpo, deve-se ter um maior cuidado quando ela escalar móveis e lugares mais altos para não correr o risco de se acidentar.
Os bichanos são animais desconfiados e está sempre a espreita, devido seus instintos de caçadores. Por isso, criar um ambiente tranquilo e seguro para a gata grávida é importante para evitar o estresse e outros movimentos ou barulhos que possam assustá-la. Nesse momento delicado deve proporcionar segurança e apoio, fazendo com que a pet sinta confiança durante a gestação e também quando chegar a hora de ter os filhotes.
Ao perceber os sinais de gravidez da gata procure auxílio de um médico veterinário, pois ele é o profissional qualificado para realizar exames, analisar o período de gestação e ainda prescrever recomendações úteis até o momento do parto, com segurança e sem complicações. Além disso, durante a gravidez algumas gatinhas podem necessitar de cuidados especiais sendo preciso o acompanhamento frequente.
Além de oferecer um local seguro é fundamental para proporcionar apoio a gata, fazendo ela se sentir parte da família. Para isso, ofereça bastante carinho e atenção, de forma a construir uma relação saudável com a sua pet e demonstrar que com a chegada dos gatinhos ela continuará sendo muito amada.
O diagnóstico para confirmar que uma gata esta prenha deve ser feito pelo médico veterinário. Desse modo, ele pode verificar por meio da apalpação, amostra de sangue ou ultrassonografia. Atualmente, as clínicas veterinárias disponibilizam o teste a partir de 20 dias de gravidez da gata, utilizando uma pequena quantia de sangue, certificando em 10 minutos se ela está ou não prenha.
A ultrassonografia pode ser solicitada depois de 25 dias de gestação, a fim de analisar a saúde do feto e o tempo de gravidez. Já após os 45 dias podem ser realizados a radiografia do abdômen para saber os números de filhotes que está dentro da barriga da gatinha.
No dia do parto não há muito que fazer, pois a gata já escolheu um ambiente seguro. Assim, ao perceber as contrações com a liberação de um pouco de muco da vulva, a pet miando se ajeita em seu ninho e devido a sua natureza pode realizar sozinha e tranquila o trabalho de parto, não sendo necessária a interferência humana.
No entanto, a presença de sua dona é importante para oferecer apoio à distância e observar alguns cuidados, principalmente no caso de perceber algo de errado, como diversas contrações sem o nascimento de nenhum filhote.
A duração do parto varia conforme o número de filhotes, podendo durar cerca de quatro horas, considerando desde os sinais de contração até a saída dos gatinhos. Após esse período e ao notar que a gata está exausta e sem forças para o parto, é melhor recorrer ao veterinário imediatamente e optar pela cesariana, a fim de evitar complicações.
A forma de como cuidar de uma gata grávida não termina quando os filhotes chegam. Isso porque os primeiros dias após o parto também caracteriza por um momento delicado, pois a nova mamãe aos poucos limpa seus gatinhos e os oferece o leite materno. Embora a gata saiba cuidar dos seus filhotes, os pequenos estão bem vulneráveis e indefesos, sendo necessário que o dono cuide a garantir o conforto para eles.
Além disso, é importante evitar a movimentação no local e manter a tranquilidade para não estressar a gata, visto que agrados, visitas e a manipulação dos pequenos pode deixá-la insegura com o bem-estar dos seus filhotes. Deixe a familiar de gatinhos se adaptarem com o local por, pelo menos, nos três primeiros dias, sempre deixando ao lado do ninho água e alimentos.
Assim, mesmo com os afazeres do dia a dia é possível saber como cuidar de uma gata grávida e oferecer a ela todo conforto e segurança durante esse período que demanda atenção. Por isso, ofereça sempre que possível muito carinho e mimos para a sua pet, pois além da saúde física, o estado emocional da gata também pode afetar diretamente nos filhotes.
Este conteúdo foi interessante para você? Então, certamente também vai gostar de ler como realizar a adaptação de gatos aos novos donos, e estreitar ainda mais essa relação com o seu pet. Boa leitura!
This website uses cookies.