Durante as estações de elevadas temperaturas e muito calor, você deve ter maior atenção com seu bichinho de estimação, por isso separamos algumas dicas importantes de cuidados com os pets no verão.
Assim como os humanos, é importante estimular a hidratação dos pets. Troque com mais frequência a água para que ela esteja sempre fresca. E se o seu animal for um tanto teimoso para beber água, a dica é levá-lo para passear a fim de aumentar a sua sede.
Especialistas indicam que o melhor horário para dar uma volta com o seu amigo animal é nas primeiras horas do dia ou mais ao final da tarde. Em outras palavras, antes das 10h ou depois das 16h.
É muito comum que o calor do asfalto cause queimaduras nas patas dos cachorros, é por isso que a hora do passeio está diretamente relacionada com esta dica. Quando passear, procure locais com bastante sombra e grama; durante o calor, a temperatura do asfalto pode chegar a 60 °C.
Jamais deixe seus bichos de estimação presos no carro, trancados e sozinhos. Mesmo que a sua saída seja rápida, o carro pode aquecer muito, causar insolação e até asfixiar os animais.
Sim, os pets também sofrem de insolação e isso pode ser identificado quando ele parece abatido, tonto, exausto, vomitando ou pendendo para o chão. Se isso acontecer, leve-o à sombra e aplique água sobre seu corpo, dê-lhe de beber e vá ao veterinário.
O calor e a umidade favorecem a proliferação de parasitas. Então, para evitar esse desconforto, não deixe de aplicar remédio antipulgas, levar o seu pet ao veterinário para um check-up e evite lugares com aglomerações de outros animais.
Por fim, preste atenção se o local de descanso do seu animal de estimação está em boas condições de ventilação e circulação de ar para que ele possa dormir bem e se aliviar do calor. Cães de focinho curto, como buldogues, pugs e shih-tzu, têm maior dificuldade de equilibrar a temperatura corporal e merecem um cuidado redobrado.
This website uses cookies.
View Comments