Seu pet em clima de Carnaval: até que ponto é saudável
O Carnaval está chegando e com ele muitas cores, alegria e fantasias. Nós, humanos, temos o costume de transferir costumes da nossa realidade para a realidade canina. Mas, até que ponto isso é saudável? Além dos donos, neste Carnaval existem muitos cães fantasiados por aí!
Quem não acha um cãozinho ainda mais fofo quando está vestido? Ainda mais quando se tratam de roupas descontraídas e criativas. O mercado de roupas caninas é um grande universo de variedades, até porque, o hábito de vesti-los se tornou popular e encantador. O fator estético é o ponto mais atrativo: de fantasias a biquínis, os cães estão expostos a todo tipo de estilo!
Conforto
Mesmo sendo um dos itens mais procurados nos petshops, a polêmica se mantém presente sobre o assunto. Muitas pessoas consideram o ato de vestir os cachorrinhos como algo apenas estético ou exagero dos donos, mas – para a surpresa destes – as roupas e até os acessórios podem ser ótimos auxiliares contra o frio e prevenção de doenças.
Apesar de serem cobertos de pelos, essa proteção natural nem sempre é suficiente, principalmente para cães de pequeno porte (que costumam ser mais sensíveis), idosos e para aqueles que possuem a pelagem curta. Em lugares muito frios, as roupas são essenciais para o conforto do pet.
Qual peça escolher?
Apesar dos benefícios que as roupas podem trazer, é importante manter a preferência pelas roupas agradáveis ao cão. Escolha roupas de tecidos confortáveis, com mangas curtas e de tamanho adequado, visto que, se a roupa for grande demais, poderá causar acidentes, se for apertada, provocará incômodo e desconforto.
É importante notar a reação do cão com as vestimentas, já que se trata de algo novo e ele precisa um tempo de adaptação. Antes de vesti-lo, permita que ele tenha um primeiro contato com a roupa onde cheire e interaja, isso trará segurança para o próximo passo.
No momento de vesti-lo, preocupe-se com o ambiente em que está, com o humor do seu cachorro e com a sua própria paciência e cautela. Em caso de rejeição, não grite, entenda que ele está passando por um momento de adaptação e a aceitação pode demorar.
O Carnaval está chegando! Mantendo o bem-estar do seu animal, ele pode sim participar dessa festa. As roupas, além de deixarem o seu cão mais fofo, se bem utilizadas, trazem conforto a ele. Não espere mais para comprar uma roupa nova para seu cãozinho.