Trabalhar fora e ter um cachorro. Como conciliar?
Animais de estimação alegram a nossa vida, mas ter um pet é uma grande responsabilidade. Eles precisam de cuidados especiais e atenção extra, e para quem trabalha e passa o dia fora de casa, essas questões podem ser um problema, o cachorro pode passar muito tempo sozinho e o que era para ser uma parceria agradável pode virar uma grande dificuldade. Os cães podem se adaptar facilmente a sua rotina, mas é importante escolher o perfil adequado a você e pensar bem antes de adotar um pet. Veja algumas dicas para ter sucesso em trabalhar fora e ter um cachorro, saiba se você está preparado ou não para ter um amigo de quatro patas.
1. Escolha raças mais independentes
É possível sim trabalhar fora e ter um cachorro, na hora de escolher o pet, lembre-se de analisar o seu tempo disponível para se dedicar a ele. Algumas raças precisam de mais atenção, outras menos. Se seu dia a dia for corrido e seu tempo curto, escolha raças que tendem a ser mais independentes, demandem menos atenção e fiquem sozinhas sem grandes problemas como o Lhasa Apso e Shih-Tzu (pequeno porte), Basset Shiba (médio porte) e o Chow Chow (grande porte).
2. Fase de adaptação
Os filhotes são os que demandam maior atenção. Você precisa dedicar o seu tempo para ensinar-lhes as regras da casa como, por exemplo, onde é cama dele ou onde fica o banheiro. Esses cuidados extras são necessários, por isso, adote durante as suas férias, assim você pode curtir mais o animal e acostumá-lo a ficar sozinho. Para isso, comece ficando fora de casa por poucos minutos e vá aumentando gradativamente. Por fim, passe o dia todo fora de casa e analise como o seu cachorro reagiu. Duas semanas é o tempo mínimo necessário para essa adaptação.
3. Creches para cachorros
São lugares onde você deixa o pet durante o dia para brincar, ser adestrado e se socializar com os outros animais enquanto você está fora. O seu cão irá contar com uma equipe bem treinada e com atividades apropriadas a ele.
4. Adote mais um animal!
Adotar outro animal também é uma ótima opção! Dessa forma, um fará companhia para o outro e eles sentirão menos a sua ausência. A ideia de que dois cães dão mais trabalho não é verdade. O trabalho é o mesmo, assim como suas responsabilidades. Porém, os custos com saúde e alimentação serão duplicados!
5. Ambiente confortável
Sempre que você passar longos períodos fora de casa, deixe brinquedos, petiscos e crie um ambiente agradável onde o seu pet possa se divertir na sua ausência.
Para ter um novo pet na família é preciso conhecer e explorar as melhores possibilidades! Saber aproveitar e administrar o seu tempo é fundamental. Compense a sua ausência oferecendo momentos agradáveis ao seu animal de estimação, pois ele está ansioso para você voltar para casa!