Quando o assunto é um cão para companhia no dia a dia, um dos destaques é o lhasa apso, por ser uma raça de porte pequeno, sendo um dos preferidos de quem mora em ambientes reduzidos. No entanto, adquirir um cachorro sem pesquisar sobre a raça pode ser uma aventura, pois muitas vezes a pessoa não conhece o comportamento e os cuidados exigidos pelo animalzinho escolhido.
Nesse caso, o ideal é obter informações a respeito da raça para saber se as expectativas vão atingir os seus objetivos e se adaptar com a rotina da casa. Além disso, entender melhor sobre o animal também serve para as pessoas que já têm um cãozinho em seu convívio.
Preparamos este artigo especial com as principais curiosidades sobre a raça lhasa apso, para que você esclareça as suas dúvidas e entenda por que essa é uma das preferidas entre as pessoas que são apaixonadas por pets. Acompanhe!
O lhasa apso é cachorro bem peculiar e pode ser seu grande amigo se você souber como lidar com seus comportamentos e modos de viver. Por isso, ao cuidar do seu pet, não ache que é só uma brincadeira, pois o lhasa pode não gostar e se sentir ameaçado, dependendo de como for tratado. Confira a seguir as suas peculiaridades:
Os primeiros lhasas surgiram na antiga China, especificamente na região do Tibet, e viviam principalmente como cachorros de monges. Afinal, seu próprio nome deriva de Lhasa, capital do Tibet. Sua chegada ao ocidente foi no início de 1920, na Grã-Bretanha.
Muito genuíno, independente e centrado, o lhasa pode não fazer muita questão de companhia, mas, se viver como seu companheiro, sendo alimentado e levado para passear, não há nada que o faça lhe abandonar e deixar de ter um espírito alegre, bondoso e protetor com você.
No entanto, não é uma raça que se deixa tocar com frequência e nem que seja carregado no colo, sendo desaconselhável como cão de companhia para crianças muito agitadas e que gostam de manter contato físico com o animal. Isso porque, embora seja brincalhão, o lhasa apso adora a tranquilidade, sendo um verdadeiro oriental.
Essa raça de cachorro pode parecer séria e quieta para as pessoas que sejam do seu convívio. Mas, quando está à vontade, o lhasa apso é um cachorro brincalhão e alegre, sendo ótimo companheiro para brincadeiras e jogos por um longo período de entretenimento com sua fofura e grandes demonstrações de carinho. Nem por isso, ele deixa de ser independente e admirar certa reserva, tendo alguns aspectos de sua personalidade muitas vezes comparados aos dos gatos.
Além dos cuidados que devemos ter com todos os nossos animais, o lhasa apso não é um cão que dá muito trabalho. Seu porte necessita de atividades físicas básicas para que não seja sedentário e de uma alimentação bem controlada.
O que vai gerar maior necessidade de atenção em seus cuidados são os pelos. Por possuir uma pelagem muito longa e fina, a escovação, tosa e banhos devem ser rigorosos, para evitar nós, queda dos pelos e irritações na pele, entre outros problemas.
Se seu conhecimento sobre raças não for dos mais profundos, você vai facilmente confundir um shih-tzu com um lhasa apso ao compará-los visualmente. O pelo de ambos realmente é bem parecido, mas, se olhar um pouco mais a fundo, vai perceber características únicas em cada um, como o focinho mais achatado do shih-tsu e os olhos menores do lhasa.
Apesar de ambos serem bem carinhosos e brincalhões, o shih-tzu se diferencia ao ser muito mais adaptável com desconhecidos, o que o torna puramente um cão de companhia. Já o lhasa apso é mais cauteloso e desconfiado, late e fica quieto ao interagir com alguém novo até obter a confiança, por ser desenvolvido como um cão de alerta.
Um fator que não pode ser negado nesses pequenos animais é a sua fofura contagiante. É quase impossível ver um cachorro desses e não se apaixonar imediatamente seja por sua aparência ou pelo seu carisma sério que agrada um grande público. Veja alguns pontos que fazem o lhasa ser irresistível.
Se você se interessa por um pet que não cresça muito, este está na faixa ideal. São considerados de porte pequeno e podem chegar somente até os 25 centímetros de altura, assim seu peso também é proporcional, podendo variar entre 4 e 7 quilos.
Quando temos um amigo como esses bichinhos, o apego emocional chega a ser a nível familiar e sua perda pode ser um momento de grande tristeza. Por isso, quanto mais eles viverem, melhor será para seu dono. A alta expectativa de vida da raça, que pode chegar aos 15 anos, é um ponto que agrada muitos e diminuí muitas preocupações.
A combinação de um porte pequeno e aconchegante com um pelo inigualável por seu comprimento, maciez e fofura são algumas características que o torna agradável à primeira vista. Além disso, um rostinho lindo que chama muita atenção e uma personalidade única fazem com que essa raça seja a perfeita para se conviver.
Um apartamento, muitas vezes, não comporta um cachorro, porque esses animais são extremamente agitados e necessitam de muito espaço para correrem e brincarem.
Mas, como vimos anteriormente, o lhasa se encaixa perfeitamente em um ambiente de apartamento, por não necessitar de muitas corridas e brincadeiras que exijam amplo espaço. Além disso, o seu tamanho não se torna um incômodo para o dono e a raça se contenta apenas com pequenos passeios para viver bem.
Se você está pensando em comprar um filhote de lhasa apso, saiba que o preço não é assustador — eles podem ser encontrados por valores entre R$ 800,00 e R$ 2,000,00, a depender da linhagem. Mas lembre-se de que o mais barato nem sempre é o ideal, sendo importante comprar somente de canis confiáveis com registro e de profissionais com posse responsável, que vendam seus filhotes com comprometimento e de forma correta.
Agora que você conhece um pouco mais sobre esse cachorro encantador que é o lhasa apso, deve saber se esse é o companheiro ideal para seu estilo de vida e se vale realmente a pena adquirir um filhote para acompanhar o seu dia a dia. Se você já tem um, esse conhecimento sobre a raça vai ajudar a compreender melhor seus comportamentos e transformar sua relação em algo muito mais agradável.
Gostou do nosso post? Então deixe o seu comentário, queremos saber a sua opinião.
This website uses cookies.
View Comments