Em 1944, na Inglaterra, Donald Watson instituiu o movimento vegano, que se opõe absolutamente ao consumo de produtos derivados de animais, como leite, carne, mel e ovos, além de excluir roupas, joias, sapatos e produtos de higiene e limpeza. Atualmente, a dieta vegana tem conquistado cada vez mais adeptos, com o objetivo de obter uma alimentação mais saudável e prolongar a vida.
Diante disso, os tutores tendem a transmitir esse estilo de vida para seus pets. Mas será que os cachorros podem ser veganos? Nesse caso, para eles, a dieta precisa ser restritiva e baseada em produtos vegetais, excluindo qualquer alimento de origem animal. Para isso, a mudança deve ser supervisionada por um veterinário e de maneira progressiva, substituindo, aos poucos, a ração atual por uma vegana e específica para cães.
No entanto, é fundamental conhecer as necessidades nutricionais e a saúde do seu cachorro, levando em consideração os cuidados que devem ser adotados para que esse processo não prejudique o bem-estar do animal. Por isso, preparamos este artigo para que você esclareça as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!
As necessidades nutricionais dos cães devem ser extremamente consideradas. Isso porque a baixa quantidade de proteínas na alimentação de um cachorro pode fazer com que ele entre no processo conhecido como catabolismo, isto é, degradação dos nutrientes do próprio organismo para conseguir energia, inclusive dos músculos cardíacos.
No entanto, hoje em dia, os cães carnívoros facultativos tem a capacidade de consumir e digerir alimentos que venham de outras fontes de proteínas, que não sejam somente provenientes da carne.
Por isso, seja uma alimentação vegana, seja de origem animal, quando for oferecida para o cão, é preciso consultar um médico veterinário especialista para o acompanhamento do estado de saúde em geral.
As opiniões dos especialistas ainda são bastante divididas. Alguns são favoráveis, dizendo que os cachorros podem ser veganos, pois a adaptação à nova dieta passa pelo mesmo processo quando comparada aos dos humanos. Além disso, eles defendem que alguns produtos lácteos e carnes podem contribuir para o surgimento de alergias e que a dieta vegana se torna uma alternativa na resolução desse problema e ainda manter a boa saúde.
Por outro lado, há veterinários que são contra essa ideia, já que na natureza a seleção natural fez os cães optarem pela a ingestão de proteínas de origem animal como carnes, que seriam necessárias para o organismo deles. Por meio da dieta vegana, não seria possível afirmar que os cachorros vão conseguir os nutrientes fundamentais, pois pela alimentação convencional esse processo já é difícil de alcançar.
Além disso, os cães são carnívoros, ao contrário do ser humano, que é onívoro. Para comprovar basta observar as características anatômicas dos cachorros, como:
• sistema musculoesquelético desenvolvido para captura;
• trato gastrointestinal curto, com a população microbiana e enzimas digestivas específicas;
• órgãos sensoriais projetados para detectar a presa;
• dentes pontiagudos adaptados para dilacerar os tecidos das presas.
A alteração da dieta do pet exige que as necessidades nutricionais sejam mantidas. Caso contrário, pode prejudicar a saúde do animal. Isso porque eles têm uma requisição específica de nutrientes que envolvem não somente proteínas, mas também carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais.
Para isso, é preciso que o dono esteja determinado, já que as alternativas com fontes proteicas costumam ter preços mais elevados e difíceis de encontrar. Geralmente, os tutores acabam optando pelos suplementos manipulados.
Afinal, os produtos prontos não suprem as necessidades nutricionais individuais do animal. Só não se pode esquecer de que é preciso orientação do veterinário para formular a dieta adequada.
Assim, a troca da alimentação deve ser feita gradualmente, diminuindo a convencional e aumentando a dieta vegana. Mas vale ressaltar que, devido à palatabilidade da nova alimentação e à preferência natural dos cães por carnes, a dieta vegana pode não ser aceita facilmente pelo animal, devendo ser uma decisão respeitada pelo dono.
Os cachorros podem ser veganos, mas, em longo prazo, receber essa alimentação possibilita questões prejudiciais para o cão, surgindo deficiências nutricionais e doenças causadas pela restrição alimentar. Nesse caso, a Dra. Sylvia Angélico cita que é importante que o dono tenha muito cuidado em fazer com que o cão mantenha sua satisfação de nutrientes.
Além disso, a dieta vegana exige alguns cuidados, tais como:
• oferecer somente para cães adultos e em perfeitas condições de saúde;
• evitar oferecer para idosos e animais filhotes, pois pode haver menor adaptação do organismo e carências nutricionais;
• realizar exames pelo menos duas vezes ao ano para verificar as condições de saúde do cão;
• optar por alimentos que tenham os selos de órgãos reguladores e índices nutricionais corretos;
• consultar veterinário especializado em nutrição animal para orientar e montar uma receita aquedada com alimentos corretos e seguros.
Oferecer bem-estar, qualidade e vida saudável para o pet depende exclusivamente do seu dono. Dessa forma, os cachorros podem ser veganos se o tutor desejar, mas estando ciente de que tais mudanças na alimentação possibilitam que o animal também experimente isso em seu corpo.
Uma alimentação correta é fundamental para a saúde do cachorro, visto que todos os nutrientes essenciais podem ser encontrados de forma balanceada. Sendo assim, as rações devem ter em sua composição fontes de proteínas, que devem ser de boa qualidade para ser fornecidas diariamente e manter o pet saudável.
Vale lembrar que os alimentos consumidos pelos humanos não podem ser considerados bons para os animais, visto que são espécies diferentes. Nesse caso, os cachorros podem ser veganos, desde que o dono escolha refeições específicas e adequadas, que proporcionem uma vida mais saudável e longa.
Os alimentos da NATURAL PRO são capazes de proporcionar o ideal e o melhor ao seu cachorro. Contamos com ingredientes naturais e completos, sem corantes e aromatizantes artificiais, além de ser desenvolvidos para cães de pequeno a grande porte. Tem interesse? Então, clica aqui para conhecer melhor os alimentos NATURAL PRO. Com certeza, um deles vai ser o ideal para o seu pet.
This website uses cookies.