Todos amantes de cachorros já cogitaram dar um calmante ou alguma medicação para acalmar os doguinhos em algumas situações específicas, mas será que é normal dar calmante para cachorro? Será que é seguro? Eu posso fazer isso em casa? Nesse artigo, nós vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto e tirar todas as suas dúvidas.
É bem comum que muitas pessoas tenham essas dúvidas, principalmente em épocas de festas e muita agitação. Durante as comemorações de ano-novo, por exemplo, muitos cachorros sofrem com os barulhos de fogos, o que faz com que o calmante pareça uma solução muito prática e segura. Mas isso não significa que você pode simplesmente medicar o seu cachorro.
Usar uma medicação que não é a ideal ou, até mesmo, na frequência e dosagem errada pode fazer muito mal para os cachorros. Se você quer cuidar dos cachorros e manter sua saúde, é importante usar as medicações com as devidas orientações e supervisão de especialistas.
Antes de tudo, você precisa saber que o calmante para cachorro não pode ser usado indiscriminadamente. Esse é um remédio e precisa ser prescrito por um médico veterinário. Por mais que muitas pessoas tratem os calmantes como remédios mais seguros, eles também precisam de cuidados na administração.
O uso de calmante não costuma ser recomendado a longo prazo, mas em ocasiões específicas. Festas e ocasiões que podem gerar um grande estresse aos animais são alguns desses momentos, como fim de ano, mudança ou, até mesmo, a perda de um familiar próximo que tinha muito contato com o cachorro.
No longo prazo, o uso de calmante para cachorros pode ser prejudicial pro seu bichinho. O ideal para controlar a ansiedade e liberar energia ao decorrer da vida é a prática de exercícios físicos.
O calmante não pode ser usado como uma solução fácil e rápida para acalmar os cachorros.
Existem alguns modelos de calmante para cachorro dormir disponíveis no mercado. Essas medicações costumam ser mais fortes do que os calmantes comuns e precisam ser receitadas por um médico veterinário.
Esse tipo de medicação não deve ser usada indiscriminadamente. Ela costuma ser utilizada após cirurgias ou estresse pós-traumático. O objetivo deste medicamento é gerar um relaxamento nos cachorros pra que seu organismo passe por uma recuperação mais tranquila e segura. Essa é uma alternativa para trazer mais qualidade de vida para os cachorros durante o processo de recuperação.
O calmante para cachorro dormir nunca deve ser usado como uma alternativa para ter um cachorro mais calmo ou para que ele durma durante a noite.
Algumas medicações para humanos podem ser usadas em animais, mas nunca sem a prescrição de um veterinário. Usar medicamentos para humanos no seu cachorro pode despertar diversas reações porque não foram fabricados para o organismo dele. Por isso é importante sempre contar com o auxílio de um profissional especialista.
This website uses cookies.