Gato perdendo muitos pelos: O que fazer?
Todo mundo sabe o quanto é normal seu gato deixar um monte de pelos espalhados por vários lugares da casa, mas também é relativamente simples sentir a diferença na quantidade de pelos que eles começam a deixar por aí.
Portanto, é importante, antes de qualquer coisa, entender a diferença entre uma queda de pelo normal e qualquer tipo de excesso. Principalmente quando você começar a notas buracos com falta de pelo ou até regiões que começam a incomodar o animal.
É lógico que é importante levar o gato até o veterinário quando perceber qualquer tipo de mudança na pelagem dele, mas nem por isso você não deve saber algumas razões para essa possível queda de pelo e até jeitos de melhorar esse problema.
Saiba então algumas razões seu gato estar perdendo muitos pelos, e até como você poderá ajudar na hora de curar isso.
Por que meu gato está perdendo pelos?
Geralmente essa queda de pelo é conhecida como alopecia e ela pode ser causada por um número grande de possibilidades, entretanto, todas bem conhecidas e fáceis de identificar. Sejam parasitas, alergias, infecções ou até estresse, tudo isso pode fazer com que seu gato comece a perder pelos em uma quantidade maior do que a normal.
Problemas de pele e parasitas
O problema mais comum do gato perdendo muitos pelos, acaba sendo mesmo algum tipo de problema na pele ou parasita. Em ambos os casos, o lugar afetado acaba se tornando um ponto onde o gato parece coçar ou lamber mais, o que faz com que a infecção se alastre e crie ali mesmo o espaço de falta de pelo.
Nesse caso, se você perceber que o gato está lambendo ou passando a pata muito em um só lugar, talvez ali seja o ponto onde a alergia está começando ou onde o parasita mordeu. Em ambos os casos a pequena ferida causa um desconforto enorme para o animal. O mais importante é não procurar o problema só na superfície, já que os pelos ao redor do machucado muitas vezes não são influenciados antes da própria queda.
Estresse e mudanças no ambiente
Outra possibilidade da queda de pelos nos gatos é, justamente, o estresse. Quando os animais estão nervosos, chateados ou tendo que lidar com alguma mudança, eles podem, literalmente arrancas os próprios pelos. Em alguns casos de dores internas, o gato pode também arrancar os pelos da parte de fora de um joelho machucado, por exemplo.
Ainda que os gatos passem até 50% de seu tempo se lambendo e higienizando, diante de algum tipo de ansiedade e estresse eles podem aumentar essa porcentagem e fazer isso com tanta força que os pelos do local são arrancados. Essa espécie de “higienização compulsiva” pode ser conhecida como alopecia psicológica e quase sempre está ligada a mudanças para novas casa ou até a chegada de novos membros na família, sejam gatinhos ou até um bebê mesmo.
Nesses casos, a pele “atacada” perde os pelos, mas não deixa nenhum tipo de infecção ou mudança de coloração. O único jeito de identificar é então compreender as mudanças do gato de um jeito muito mais amplo e não só no visual de um machucado.
Prevenindo a queda de pelos
É lógico que o jeito mais eficiente de tratar qualquer tipo de queda de pelos é levando seu gato para o veterinário entender as razões do problema e passar um tratamento mais coerente e eficaz. Entretanto, você poder tomar uma série de cuidados para prevenir qualquer tipo de problema semelhante.
Saúde mental
O primeiro cuidado é, justamente, com a saúde mental do gato, diante de mudanças ou chegada de novos gatos é preciso compensar isso com uma atenção maior ou qualquer tipo ação que faça o gato se sentir menos carente e deslocado.
Alimentação
Uma dieta equilibrada com uma ração de qualidade também é importante. Conheça a Natural Pro gatos, uma ração natural rica em aminoácidos, que reuni taurina para a saúde da visão e do coração. Ainda contém Hairball, que reduz a formação de bolas de pelo, por meio das fibras de ervilha e psyllium, que colaboram na eliminação dos pelos formadores evitando que se enovelem no estômago.
Outras alternativas
Exercícios e uma ida regular ao veterinário também podem ajudar à saúde do gato ficar em dia, e isso inclui sua pele e pelagem. Do mesmo jeito que ainda deve ajudar a prevenir seu gato de ter problemas com pulgas e outros tipos de parasitas, já que você conseguirá identificar o problema logo no começo.
Por fim, se você tem um gato doméstico, um jeito de não deixar ele ser exposto a certas possíveis infecções e irritações na pele é, justamente, não deixando que ele fique muito tempo fora de casa. Mas nunca esqueça que uma perda de pelos pode ser algo normal, mas quando isso atinge uma quantidade excessiva, você conseguirá identificar isso com facilidade e poderá começar logo um tratamento.
Seu gato merece esse tipo de preocupação e que você fique sempre de olho em sua saúde.