Todo dono de um bicho de estimação sabe que tem responsabilidade com o bem-estar do animal, o que inclui cuidados como alimentação, passeios, visitas ao veterinário, entre outros. No entanto, uma condição relacionada ao banho que merece atenção, principalmente em determinadas raças de cães com pelos longos, é a tosa higiênica.
Isso porque, além da estética, a tosa higiênica é de extrema importância para o conforto do animal, já que evita o emaranhado de pelos na região das patas, barriga e bumbum, eliminando as possíveis proliferações de fungos e bactérias.
Para entender um pouco mais sobre o que é a tosa higiênica, continue lendo este artigo e veja as vantagens que ela pode oferecer a você e seu bichinho.
A tosa higiênica é um estilo de tosa utilizado em regiões específicas do cachorro, como: barriga, área perianal, anal e nas almofadas plantares (parte inferior das patas, também chamada de coxins ou almofadinhas), cuja finalidade é garantir melhor higiene nessas regiões.
Em razão da genética, algumas raças de cachorros possuem grande quantidade de fios no corpo, e isso pode causar acúmulo de sujeira, mau odor e desconforto no animal, mesmo com banhos frequentes, pois há dificuldade de limpeza na área cheia de pelagem.
Além disso, na tosa higiênica ainda pode ser incluído o corte ou lixamento de unhas, limpeza e depilação da área dos ouvidos e olhos.
Espera-se que o animal faça a tosa higiênica ao menos uma vez ao mês, de preferência quando tomar banho. No entanto, a frequência pode ser variável.
É importante observar como é o pelo do seu bicho de estimação. Mesmo raças naturalmente peludas podem ter o crescimento de pelos mais devagar que outras, por isso observe seu cachorro, pois o tempo irá variar de um animal para outro.
Todos os cachorros podem fazer a tosa higiênica, se for necessário, mas ela é indispensável à saúde e bem-estar de determinadas raças, por exemplo:
Por mais que muitos possam pensar que a tosa higiênica é um apenas um luxo dispensável para o animal, ela deve ser vista como uma necessidade de saúde e bem-estar na vida do cachorro. Diante disso, confira algumas vantagens que essa prática pode proporcionar.
Cada área cuidada por esse tipo de tosa tem um bom motivo de necessidade e o principal deles é a higiene. Para a região dos coxins, na sola das patinhas do cão, a retirada de pelos ajuda a evitar o acúmulo de sujeira (principalmente em fêmeas), aumenta sua segurança e melhora a movimentação, pois evita escorregamentos.
Na área da barriga e nas áreas íntimas, o acúmulo de resíduos e bactérias pode causar alergias e irritações na pele, além de diversas doenças que chegam a ser graves para o seu bicho de estimação, conforme o parasita instalado ali. Por isso, é preciso tomar bastante cuidado com essa região, já que a frequência da tosa higiênica pode prevenir o cachorro de diversos males à sua saúde.
Além do cuidado com a saúde e o conforto, a estética do animal também é bastante importante. No verão, quando a temperatura é quente a maior parte do tempo, a tosa higiênica é perfeita para os cachorros, pois deixa seu corpo mais fresco e evita desconfortos. Se perceber bem, o animal se sente bem mais livre e confortável com seu corpo quando está devidamente tratado.
Apesar de ser muito recomendada, nem todos os donos pedem o conjunto completo de higiene do cachorro, visto que a maioria das pessoas acredita que ao remover os pelos o animal estará mais suscetível a problemas com sua pele sem a proteção, como infecções e queimaduras ao entrar em contato direto com o chão frequentemente.
No entanto, há outros tipos de tosa que variam os cuidados para garantir melhor beleza e higiene ao seu pet. Entre elas, destacamos as duas abaixo.
Usadas com mais frequência nos bichos de estimação, temos a tosa com máquina, tosa com tesoura e tosa bebê. A tosa com máquina é provavelmente a mais conhecida entre os donos de cachorro, pois apara os pelos de maneira rápida e ainda deixa um visual elegante e uniforme.
A tosa com tesoura é indicada para os animais que possuem alergia à tosagem por conta das lâminas ou se agitam muito com o barulho das máquinas; é tão boa quanto a tosa por máquina, mas seu processo é mais demorado. A tosa bebê é perfeita para quem acaba não tendo muito tempo para se dedicar à escovação e cuidados com os longos pelos do seu bichinho de estimação, e os deixa em uma extensão bem curta, sem chance do surgimento de nós.
São destinadas especialmente aos animais que participam de shows, competições e exposições de pets, cujos diferenciais incluem diversos penteados, moldes de pelagem, adereços e uso de produtos como laquê e maquiagem. Esse tipo de tosa pode também fazer o realce de suas cores e até disfarçar algumas falhas na pelagem do cachorro.
Mas não pense que apenas cachorros podem fazer a tosa higiênica. Atualmente, os pets shops e lugares para banho e tosa têm se especializado não somente para cuidar dos nossos amigos caninos, como também de gatos e outros animais de estimação que também tenham longa pelagem.
Vimos que a tosa higiênica é extremamente importante para os cachorros, pois ela pode influenciar diretamente a saúde e qualidade de vida do animal. Por isso, procure sempre levar seu pet a um profissional especializado e de confiança. Nunca tente fazer em casa se não houver experiência com esse procedimento nem dispor dos materiais necessários à tosa. Em caso de dúvidas, consulte um profissional veterinário sobre os cuidados que deve ter com seu cãozinho e a frequência do cuidado que ele precisa. Com todas as precauções devidamente tomadas, a vida do seu animal de estimação será muito mais feliz.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e leia também como evitar e proteger a saúde do seu pet de pulgas e carrapatos, assim poderá eliminar esse problema que gera tantos incômodos para os animais.
This website uses cookies.