Você já viu algum cachorro com caspa? Ainda que não pareça ser um problema tão grande para os cães, a caspa não deve ser ignorada. Principalmente diante da possibilidade dela se tornar algo mais sério.
Existe várias possibilidades do cão desenvolver caspa, desde o clima até algum problema de alimentação. Nessa hora também as soluções são fáceis de serem estabelecidas, e em pouco tempo seu cachorro poderá voltar a ter uma vida normal, mas sem a caspa.
Confira as possíveis causas e maneiras de tratá-la de modo eficiente e sem muitas dores de cabeça.
Para entender melhor como prevenir a caspa em seu cão, é preciso antes de qualquer coisa entender o que é a caspa. De modo simples, a caspa é um problema que resulta na solta de pele morta que vai parar no pelo do cachorro, ficando presa a ele.
Mas não estamos falando apenas de um problema estético, a caspa provoca uma coceira e o cachorro pode acabar machucando aquele local que já está irritado pela caspa. Como seu cão não terá pudor para se coçar, ele fará isso muito, já que o incômodo tende a ser grande. O resultado pode ir de feridas até a queda do pelo.
Já o que causa a caspa, nesse caso a lista é maior. Uma das razões mais comuns é mesmo alguma reação alérgica causada pelo ambiente, lugares, plantas e mais um monte de coisas que seu cachorro pode ter tido contato e feito ele desenvolver a caspa. Nesse caso, o jeito mais eficiente de identificar o problema é com uma ida ao veterinário.
Fungos e bactérias também podem ajudar a causar caspa, nesse caso também o veterinário irá conseguir ter certeza disso baseado na posição das irritações.
Mas talvez as razões mais comuns de caspa estejam mesmo na alimentação. A principal delas talvez seja a falta de Ômega 3 na dieta do cachorro. Por sorte, quando isso acontece um jeito simples de acabar com o problema é adicionar um pouco de óleo de peixe na ração deles.
Há ainda a possibilidade de falta de vitamina E, nesse caso a solução pode até ser externa, com você esfregando um pouco de óleo de vitamina E na pele do cachorro, o que deixará ela mais úmida e ajudará a acabar com a caspa. Se o seu cachorro tem uma dieta com ração de qualidade, essa não deve ser a origem do problema.
Outra razão comum para a caspa é o clima, mas esse ninguém tem muito o que fazer. Principalmente durante o inverno. Com menos umidade no ar, a pele do cachorro pode secar e isso resultar em caspa.
Umas das primeiras ações que você deve fazer quando aparecer a caspa é, justamente, identificar a razão dela. Se é um problema de alimentação, por exemplo, não adianta o que você fizer do “lado de fora” de seu cachorro, a “parte de dentro” continuará provocando a caspa e ela irá voltar.
Portanto, se é o caso de algum fungo, bactéria ou até falta de vitamina ou Ômega 3, o jeito é ir até um veterinário para que ele construa um tratamento mais eficaz para seu cachorro. Mas há jeitos de ajudar no tratamento.
Um cuidado importante é não exagerar na quantidade de banhos. Excesso de banhos pode causar problemas com o pH e isso leva a ainda mais problemas na pele do cão. Desse modo, no máximo dois banhos por semana são mais que suficientes para manter seu cachorro com a higiene em dia enquanto não atrapalha a criação de óleos que ajudam na saúde de suas peles. Entretanto, durante crises menos brandas de caspa, um banho a cada dois dias é bom para tirar a pele morta a aliviar a coceira. Mas acabando a crise, volte ao número normal de banhos.
Para aliviar as coceiras e hidratar os pelos dos cachorros de modo natural, muitos especialistas ainda apontam o uso de azeite e óleo de coco. O primeiro podendo ser passado direto no pelo do cão, até todo dia, o segundo é melhor ser usado como um condicionador. No caso do óleo de coco é importante misturá-lo em partes iguais com água, espalhar sobre o pelo, deixar agir um tempinho e depois enxaguar o bastante para tirar tudo. Sem exagerar também, usando o óleo de coco apenas uma vez por semana.
Já no caso da falta de umidade ligada ao clima, uma solução eficiente é, justamente, escovar seu cachorro com uma periodicidade maior. A escovação ativa a liberação de óleos naturais e isso ajuda a pele do cachorro a se comportar melhor durante os invernos mais secos.
Mesmo não parecendo ser um problema tão grande, a caspa nos cachorros pode atrapalhar bastante a vida do seu amigão, portanto, assim que você identificar o que está acontecendo e as causas disso, comece logo o tratamento e você garantirá o bem-estar de seu cão.
Acesse o nosso canal no Youtube e aprenda muito mais dicas para cuidar do seu cachorro!
This website uses cookies.